Antes de começarmos, o que o Time Machine?

O Time Machine é um recurso adicionado na no Mac OS X 10.5 Leopard. Caso nunca tenha usado a funcionalidade, o Time Machine é a maneira mais fácil de fazer backup do seu Mac e é ótimo para recuperar arquivos individuais ou restaurar todo o disco rígido no caso de algo não sair como o esperado.

Como funciona o Time Machine?

O Time Machine funciona com qualquer disco rígido conectado ao computador via USB, FireWire ou Thunderbolt, e tambem suporta o Apple Time Capsule e discos de Backup conectados a uma rede, desde que os mesmos suportem o compartilhamento de arquivos pelo protocolo AFP, da própria Apple.

Quando habilitado, o Time Machine instantaneamente cataloga todos os seus dados no disco externo que você plugou ou selecionou para receber seu backup. Assim, o software pode fazer o backup do seu conteúdo por hora, diária e semanalmente. Como o disco de backup ficará cheio mais cedo ou mais tarde, o software apaga os backups mais antigos e substitui por versões mais recentes.

Isso mantem seus backups com a versão mais recente possível, muito mais fácil do que copiar um monte de arquivos para a nuvem, ou clonar o disco todo para um disco rígido externo.

Se você estiver usando o Mac OS X Yosemite ou posterior em um notebook e habilitar o Time Machine, você automaticamente terá um recurso chamado ‘Snapshots locais’. Isso permite que seu laptop faça backup uma vez por dia, e uma vez por semana, enquanto você estiver longe do seu disco de backup ou de sua Time Capsule!

Ele ocupa seu disco rígido com os backups, mas caso comece a ficar sem espaço disponível, ele automaticamente limpa os backups mais antigos para mate-lo com pelo menos 20 por cento de espaço livre em disco.

Posso excluir dados de meus Backups?

Sim. Você pode excluir seletivamente arquivos de backups, adicionando-os a uma lista de preferencias do Time Machine. Logo abaixo temos mais informações sobre isso.

Como habilitar o Time Machine em seu Mac?

  1. Selecione Preferências do Sistema no menu Apple.
  2. Escolha o ícone Time Machine ou Maquina do Tempo
  3. Clique em Selecionar o disco de Backup
  4. Selecione qual disco você gostaria de usar como um backup do Time Machine.
  5. Marque a caixa de Backup Automaticamente para que os backups sejam feitos de forma automática de seu Mac para seus discos escolhidos.

Como restaurar arquivos de um backup do Time Machine?

  1. Selecione Preferências do Sistema no menu Apple.
  2. Escolha o ícone Time Machine ou Maquina do Tempo
  3. Marque a caixa ao lado da Máquina do tempo do programa na barra de menus.
  4. Clique em Abrir Maquina do Tempo ou Enter Time Machine depois de clicar no ícone de máquina do tempo na barra de menus.
  5. Encontre o arquivo ou pasta em questão e clique em Restaurar

O Time Machine então irá copiar o(s) arquivo(s) selecionado(s) para seu local original no seu disco rígido.

Como excluir arquivos do Time Machine?

O Time Machine faz backup automaticamente de Mac, mas você pode querer excluir determinados arquivos.

  1. Selecione Preferências do Sistema no menu Apple.
  2. Escolha o ícone Time Machine ou Maquina do Tempo
  3. Clique em Opções
  4. Clique no botão +.
  5. Escolha os arquivos ou pastas que você deseja excluir.
  6. Clique em Excluir.
  7. Clique em Salvar.

Como restaurar seu disco rígido a partir de um Backup do Time Machine

Se você está tendo problemas com seu disco rígido atual ou irá para um novo Mac, o Time Machine pode ajudar você.

  1. Ligue seu Mac e mantenha pressionada as teclas Command (Comando) e R para entrar no macOS Recuperação de Partição. Seu Mac deve entrar em uma tela que diz Utilitários do macOS ou macOS Utilities.
  2. Selecione Restaurar de um Backup do Time Machine e clique em Continue.
  3. Leia as informações na página Restaure seu Sistema e clique em Continue.
  4. Selecione o mais recente Backup que você tiver em seu disco rígido e clique em Continue. Seu Mac vai então, restaurar o Backup. Após a conclusão, seu Mac será reiniciado.

E ai? O que achou?

Tentaremos trazer os melhores Tutoriais e noticias para vocês. Caso ache alguma incongruência neste artigo, nos avise nos comentários ou entre em contato em [email protected] A sua opinião é muito importante.