Este ano, os jogos para celular foram mais uma vez os maiores fabricantes de dinheiro para desenvolvedores mobile, respondendo por 80 e 90 por cento da receita total na App Store e no Google Play, respectivamente. A receita líquida de jogos cresceu cerca de 70% em todo o mundo entre o quarto trimestre de 2015 e o quarto de 2016, trazendo quase US$7,5 bilhões para os desenvolvedores. Estes números vêm de um novo relatório da Sensor Tower.

Os maiores títulos de 2016 são fáceis de adivinhar, para quem não passou a maior parte do ano em uma caverna: O jogo mais baixado é, sem surpresa, Pokémon GO, o jogo móvel com a mais avassaladora semana de lançamento até então, o que o empurrou para o primeiro lugar tanto na App Store quanto no Google Play. Segundo lugar na App Store é tomada por outra propriedade da Nintendo, Super Mario Run, que ocupa o primeiro lugar em termos de downloads em qualquer plataforma no quarto trimestre, apesar de ainda não ser lançado no Android. O restante dos jogos mais baixados inclui recém-chegados como o Clash Royale, Clash of Clans, o mais novo título da Supercell, e slither.io, um app provindo de um jogo de navegador web extremamente popular. Outros jogos mais antigos, como Subway Surfers, Piano Tiles 2 e Candy Crush Saga, continuam a impressionar com seu sucesso prolongado.

Quanto ao dinheiro, Clash of Clans e Pokémon GO, aparecem na lista, com o primeiro batendo o outro em termos de lucros em todas as plataformas. Outros moneymakers incluem pilares como Puzzle & Dragons, e, novamente, Candy Crush Saga. Com esses dados também é possível notar que Clash Royale parece ser muito mais popular na App Store do que o Google Play, onde também ganhou mais dinheiro do que o Pokémon GO.

Somando tudo, 2016 foi um grande ano para jogos mobile, fazendo-nos entusiasmados com o que está por vir. Quanto ao futuro, prevemos que a versão de março do Super Mario Run no Android será extremamente popular, já que o jogo teve o dia de lançamento mais bem sucedido para um jogo mobile na história quando foi lançado na App Store. Além disso, a maioria das histórias de sucesso do ano passado provavelmente continuarão a ganhar dinheiro.

E 2017? Acham que o ano promete assim como nos consoles e no PC? Deixe sua opinião nos comentários!