Em 2014, quando a Nokia lançou seu tablet N1 com Android, também lançou seu próprio Launcher Android. Chamado Nokia Z, o Launcher foi disponibilizado para download através do Google Play, onde qualquer pessoa ainda pode encontrá-lo (e obtê-lo gratuitamente). No entanto, o Z Launcher não é exatamente um produto acabado, pois está em fase beta.

Imagem promocional do Launcher Nokia Z

Com a Nokia se preparando para começar a vender vários smartphones Android este ano, poderíamos pensar que o Z Launcher iria ter algumas atualizações, ficando melhor e pronto para ser instalado nos próximos dispositivos. Mas isso não vai acontecer. A NokiaMob contatou a Nokia para perguntar sobre o Launcher Z, e soube que a empresa atualmente não tem mais planos de atualização para ele. O Launcher permanecerá em beta, por isso é bastante claro que a Nokia não pretende usá-lo em seus próximos aparelhos.

O primeiro smartphone Nokia lançado este ano, o Nokia 6 (atualmente disponível na China), obviamente, não inclui o Z Launcher. Em vez disso ele roda o Android 7.0 Nougat com uma interface personalizada para usuários chineses.

Até agora, mais de 1 milhão de usuários do Android baixaram o Launcher Nokia Z no Google Play Store. A maioria dos usuários gostou, uma vez que é avaliado com 4.2 estrelas de 5. O Launcher foi atualizado pela última vez em abril de 2016, e é um pouco triste ouvir que a Nokia aparentemente já não se preocupa com isso.

Download Nokia Launcher Z:

Z Launcher Beta
Z Launcher Beta

Fontes: Google Play e NokiaMob.