Pesquisadores descobriram um novo tipo de malware no Android que pode causar alguns problemas bem ruins se o seu smartphone for infectado, incluindo baixar aplicativos da Google Play Store (maliciosos) e roubar suas informações.

Este novo malware se chama Skyfin e infecta dispositivos com a ajuda de um malware completamente diferente conhecido como Android.DownLoader. O Android.DownLoader é geralmente distribuído através de aplicações que são alteradas e, em seguida, carregadas para lojas de terceiros onde os usuários o baixam, sem perceber que o aplicativo é falso e, em seguida, infecta seu dispositivo.

De acordo com a empresa de segurança Dr. Web, a Skyfin é capaz de modificar o processo da Google Play Store para que faça downloads automáticos de novos aplicativos para os dispositivos dos usuários. Esses aplicativos não podem ser instalados automaticamente, mas o arquivo é armazenado na pasta downloads uma vez que foi baixado.

O pior é que, uma vez que o malware está ativado em um dispositivo infectado, ele pode pesquisar na Google Play Store para aplicativos específicos, comprá-lo, aceitar os termos de serviço, deixar comentários e avaliar apps em seu nome. O Skyfin pode até mesmo clicar em banners, para que os gerenciadores do malware lucrem com propagandas.

Então, como você pode impedir Skyfin de infectar o seu telefone? A maneira mais fácil é fazer o download de arquivos .apk da Google Play Store, a menos que você confie totalmente no desenvolvedor. O Google tem vários algoritmos no trabalho que detectam comportamento obscuro em aplicativos assim que são carregados pelo desenvolvedor, por isso é mais difícil para esses aplicativos infectados com malware se espalharem pela Play Store, apesar de não ser impossível.

 

Leia também sobre o Android se tornar o sistema mais seguro para mobile!

 

Fique atento às lojas genéricas na internet! Hoje precisamos ter muito cuidado com nossos dispositivos móveis, pois neles acessamos contas e temos dados dos mais diversos, que podem sim ser usados para fins que nos comprometam!

 

Fonte: Phandroid