A empresa Apis Cor desenvolveu a primeira impressora 3D para a construção de edifícios, ela realiza todo o trabalho no local e em tempo recorde. Para demonstrar como ela funciona a empresa imprimiu uma casa na Rússia usando toda sua tecnologia disponível para isso. Confira no vídeo abaixo!

Essa tecnologia possibilita que casas de qualquer forma e em qualquer lugar sejam criadas. A impressora opera em temperaturas até 35ºC, segundo a empresa. Porém neste projeto, o clima foi um desafio visto que o inverno russo, conhecido por suas temperaturas negativas, faz com que o a estrutura original de concreto impresso não seque. Isso só é possível em temperaturas acima 5ºC, dessa forma a empresa criou um espécie de estufa para envolver a impressora, enquanto a mesma trabalhava.

Processo de impressão 3D da casa feita pela Apis Cor.

O equipamento, segundo a empresa, necessita de duas pessoas para ser operado. Para que seja feito o abastecimento dos materiais e operar a máquina em si. Esse projeto tem como objetivo criar casas amigas do ambiente, tendo um consumo energético que produz um gasto de 8 kW, que a Apis Cor diz ser idêntico a cinco chaleiras elétricas trabalhando simultaneamente.

Os principais componentes da casa, incluindo as paredes e divisórias, foram impressos apenas com uma mistura de concreto. Portas e janelas foram adicionadas mais tarde, assim como uma camada de tinta brilhante aplicada ao exterior do imóvel.

“Queremos mudar a opinião pública de que a construção não pode ser rápida, ecológica, eficiente e confiável ao mesmo tempo”, diz o fundador da companhia, Nikita Chen-yun-tai.

A residência conta com um corredor, um banheiro, sala de estar e cozinha e está localizada em uma das instalações da companhia em território russo. O teto é plano para suportar a quantidade de neve característica do inverno local e a estrutura da casa é arredondada. O custo final da obra, contando o uso da impressora, os materiais de construção e o projeto em si ficou em US$ 10.134,00 (cerca de R$31.627,00). Segundo empresa a construção pode durar até 175 anos.

Interior da casa já decorada.

Para mais informações visite o site da empresa, lá você irá encontrar imagens da construção e várias fotas do projeto finalizado e decorado.