Vimos recentemente em noticias como bandidos roubam facilmente celulares nos bolsos ou bolsas das pessoas que estão desatentas na rua. Se você é um desses desatentos e perdeu um celular e apenas “deixou para lá”, pois achava que já não tinha mais jeito, você está enganado, pelo menos até certo tempo depois do roubo, você consegue tomar algumas ações para tentar recuperar seu querido aparelho.

O que não é muito divulgado pelas fabricantes, é que os sistemas operacionais contam com ferramentas que podem localizar e até mesmo bloquear esses dispositivos. Vamos mostrar rapidamente como acessar essas ferramentas nos sistemas Windows, Android e iOS.

iOS

  1. Primeiramente você vai precisar acessar o site da Apple responsável pelos suas informações da Nuvem. Apple iCloud

2. Digite seu login e sua senha. A mesma que você cadastrou no iPhone ou iPad para realizar download dos aplicativos na App Store.

Após a realização do Login, uma tela com as funcionalidades do iCloud será exibida.

3. Após isso, clique no ícone de Buscar Iphone

* Lembrando que o sistema de localização do dispositivo deve estar habilitado.

Verifique isso em: Configurações -> Contas e Senhas -> iCloud -> Buscar Iphone. Ative as duas opções pois caso a bateria esteja prestes a acabar a ultima opção faz com que seja enviada uma localização antes do dispositivo ficar inativo.

Continuando..

Após o sistema buscar seu dispositivo, caso ele o encontre, será exibido um ponto verde no mapa, mostrando onde seu dispositivo está.

Fácil né?! Mas não acabou por aí não. Clicando sobre o ponto verde, e posteriormente sobre um botão em redondo (i), um painel vai se abrir do lado direito da tela onde você conseguirá:

* Reproduzir som. Isso é ótimo quando alguém perde o celular dentro de casa.

* Modo perdido. Caso você tenha perdido seu dispositivo e quer bloqueá-lo.

* Apagar iPhone. Isso apaga todas as informações de dentro do seu dispositivo. (não será possível localizado novamente.) Use está opção apenas se você deseja apagar tudo do seu dispositivo, mas ainda se encontra com você.

——

Android

  1. Primeiramente você vai precisar acessar o site do Google/ Android responsável por localizar o dispositivo Google Localizar Meu Dispositivo
  2. Digite o e-mail e senha que foram cadastrados no dispositivo que se deseja procurar.

Assim que for efetuado o login, o site irá redirecionar você para o mapa onde seu dispositivo poderá aparecer.

No lado esquerdo da tela, você visualizará as informações do seu dispositivo, podendo:

* Reproduzir som. Isso é ótimo quando alguém perde o celular dentro de casa por exemplo.

* Bloquear. Caso você tenha perdido seu dispositivo e quer bloqueá-lo. Aqui você pode colocar uma mensagem e um número de telefone como um aviso, o próprio sistema lhe dá esses campos.

* Limpar. Isso apaga todas as informações de dentro do seu dispositivo. Não será possível busca-lo novamente após essa ação. Use está opção apenas se você deseja apagar tudo do seu dispositivo, mas ainda se encontra com você.

— Você pode trocar de dispositivo no topo esquerdo da tela, mas o dispositivo em questão deve ter vinculado o mesmo e-mail que você fez login no site.

——

Windows

  1. Primeiramente você vai precisar acessar o site do Microsoft/Windows responsável por localizar o dispositivo Meus Dispositivos Windows
  2. Digite o e-mail e senha que foram cadastrados no dispositivo que se deseja procurar.

3. Assim que for efetuado o login, o site irá redirecionar você para a lista de dispositivos cadastrados com a conta da Microsoft.

4. Se o dispositivo possuir um Sistema Operacional Windows (Windows 10, Windows 10 Mobile e Windows 8.1), o botão Localizar meu dispositivo ou Localizar meu telefone estará disponível. Clique no botão, você será redirecionado para o Mapa de localização de dispositivos.

No lado direito da tela, se seu dispositivo for um telefone, haverá três opções disponíveis:

* Apagar. Isso apaga todas as informações de dentro do seu dispositivo. Não será possível busca-lo novamente após essa ação. Use está opção apenas se você deseja apagar tudo do seu dispositivo, mas ainda se encontra com você.

* Bloquear. Caso você tenha perdido seu dispositivo e quer bloqueá-lo. Aqui você pode colocar uma mensagem e um número de telefone como um aviso, o próprio sistema lhe dá esses campos.

* Tocar. Isso é ótimo quando alguém perde o celular dentro de casa por exemplo.

Caso o seu dispositivo seja um computador, tablet ou notebook, você conseguirá apenas buscar sua localização (necessário Windows 10 e as configurações de Localização devem estar ativas) e bloqueá-lo.

——-

Existem programas que você instala e mesmo após formatar o celular, o programa espião consegue localizar o dispositivo, foi basicamente o que foi vinculado pela mídia dias atrás. Nossa intenção com esta matéria é mostrar que os sistemas operacionais atuais possuem tecnologias que podem ajuda-lo na hora de tentar recuperar um dispositivo roubado.

Mas e ai, essa matéria foi útil para você? Você sabia das ferramentas de segurança embarcadas no seu dispositivo? E não esqueça de deixar seu comentário, curtir e compartilhar essa noticia para aquela pessoa descuidada que você conhece, sem falar que isso ajuda muito o Site. <3